22 de dezembro de 2010

Entrevista com o Juba!

Bem-humorado, inteligente e sem travas na lingua, Odil Zepper (Juba), é um nome de peso quando fala-se de moda na região de Bauru-SP. Já foi meu professor no curso de moda no senac, meu chefe e acima de tudo um exemplo, sempre me esclareceu várias coisas, e me ensinou mil e uma delas, seja dentro ou fora da sala de aula. Com tanto aprendizado a passar, não podia deixar de fazer uma entrevista com ele, para que assim vocês tenham um contato com o que acontece na pratica no fashion work!



1) Com quantos anos você começou se interessar pela moda, e como foram seus primeiros trabalhos?
Desde os 6 anos adorava desenhar figurinos para meus personagens favoritos. Na verdade, sem saber, eu fazia uma releitura do visual deles para o meu mundo.
Daí, meu primeiro trabalho foi para o figurino de uma peça teatral escolar (todo mundo começa assim, né?), depois (com 12 anos) iniciei no universo da fantasia, como carnavalesco/figurinista para escolas de samba - foi uma experiência incrível e aprendi muito sobre noções plásticas, volume, texturas, caimento e experimentos com novos materiais. Fui para o Rio e fiz 3 cursos de figurino e alegoria pela Liesa (liga das escolas de samba): Rosa Magalhães e Chico Spinoza.
Aos 15 anos, fui trabalhar com arte, na secretaria municipal de cultura. Entrei como estagiário e depois fui efetivado. Acompanhei eventos culturais dos mais eruditos aos mais populares (uma experiência incrível), desenvolvi projetos e acompanhei artistas como Regina Duarte, José Wilker, Rita Lee, Gabriela Duarte, Zimbo Trio, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Cristiane Torloni, Na Ozetti, Raul Gazolla, Glória Menezes, Claudia Raia e Edson Celulari... Depois, dentro da própria secretaria de cultura, passei a responder pelo setor de comunicação, desenvolvendo identidade e materiais gráficos/visuais. Foi uma experiência incrível, pois a efervescência cultural era intensa: do teatro às artes plásticas, do samba ao clássico, do ballet ao funk. Isso é muitooooo bacana!
Aos 18 fui para São Paulo, fiz inúmeros cursos com pessoas do gabarito de:
Manu Carvalho, Marília Carneiro, Helena Gastal, Ilana Berenholc, Jussara Romão, Dudu Bertolini... Também trabalhei como assistente de produção de moda nos desfiles de Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovitch.
Aos 19 entrei para o time do Senac, onde desenvolvi um trabalho muito bacana, elaborando projetos e participando da reformulação de cursos como o Moda e Estilo, direto com a gerência do Senac em SP (voava toda semana pra lá). O Fashion Day é um projeto criado por mim, que hoje é praticado pela rede Senac SP.
No meio dessa histórinha, conehci muita gente, frequentei muitos lugares, pessoas boas e pessoas más, cabe a nós a decisão sobre o nosso caminho.
Possuo uma empresa, presto consultoria e assessoria de moda para shoppings, redes de varejo, indústrias etc. Entre os mais importantes: REde AD Shoppings, Cia Hering, Dzarm, Triton...
Ano passado a convite da USC, montamos o curso Design de Moda. Um sucesso! A turma começou com 60 alunos - record total! Fizemos inumeros eventos, desfiles, ações, visitas técnicas... um luxo só! E para 2011 acabamos de lançar a Pós-Graduação em Moda, também pela querida USC.

2) O que não pode faltar em uma pessoa que queira trabalhar na área de moda?

Humildade, dignidade, fé (pq muitas vezes pensamos em desistir) e principalmente: gostar do que faz e ter algum talento para o negócio.

3) Quais são as opções e possibilidades encontradas de trabalho na área, pra quem não pode ou não quer ir para uma grande capital?

O interior está bombadoooo e muitas (inúmeras) empresas contratam consultores para atuar no varejo e na confecção. Lojas e fábricas caminham para a terceirização e não mais para a contratação.

4) Qual é a maior barreira que você acredita que todo profissional que está no ramo tem que vencer em algum momento determinado da carreira?

Soberba! O mundo da moda está mudando muito. Os novos designers estão mais conscientes e aquela afetação/deslumbramento ficou encalacrado nos anos 80 e 90. Hoje, nós sabemos que se vc não trampar, vai morrer na praia. Portanto: Carão, não!

5) Sobre o inverno 2011, o que você considera um item indispensável, uma peça chave para a estação?

Pele, pele, pele.... muita pele (fake of course).

6) Para uma pessoa ter estilo, ela precisa...

Saber o que ela realmente é! O brasileiro erra muito nesse quesito, pois quer ser como a celebridade da novela, do filme... Nossa roupa diz quem é a nossa alma e viver do visual alheio não é saudável. O correto é importar códigos para aquilo que vc é e não querer ser o artista x, y ou z.

7) Quais celebridades você considera que estão fazendo história no mundo da moda atualmente, e são ótimas para servir de referência?

Mar Jacobs é o melhor! Ele reinventou a LV, mistura arte, comportamento, design. Atrizes e celebridades são projetados por consultores de moda, não são eles que decidem o visual.

8) Dos desfiles nacionais e internacionais direcionados para esse verão que acaba de começar, qual ou quais te chamaram mais atenção?

Não é clichê, mas D&G fez um verão lindíssimo, todo em mogno, com cartela em sépia e remetendo ao anos 70, prevendo o inverno 2011.


Espero que tenham gostado giiiiiiiiirls, não se esqueçam de dar a sua opinião!

6 comentários:

Bah disse...

Aiiiiiiiii que tudo, amei o post, sempre tive dúvida sobre esse assunto e você me ajudou mttttt obrigada linda, amo seu blog
parabéns,
beijos!

Babi disse...

Que legal a entrevista mizinha, ficou muitooo boa! Podia fazer mais desse tipo!

dani disse...

o juba realmente tem muito talento, muito legal, deu pra aprender muito

Anônimo disse...

nossa amei!

Michele Gimenes disse...

Adorei a entrevista.
TEM SELINHOS PRA VOCÊ LÁ NO MEU BLOG.
Bjks.
http://bellaonediarys.blogspot.com
@michelegimenes

usofashion disse...

Amei e vc é um orgulhoooooooo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...