12 de setembro de 2011

Estudando moda: A história das plataformas!

Oi meninas, como passaram de final de semana? Eu já estava com saudades!
Juntei os meus conhecimentos sobre história da moda, um livro aqui, uma revista ali, e preparei um resumo bem curioso sobre a história do calçado hit do verão que está mais em alta do que nunca: as plataformas!

A primeira delas, surgiu na década de 30, rapidamente elevou o ego e a altura das mulheres, repesentando conforto e altura, uma combinação pra lá de feliz! Com a queda da bolsa de NY em 29 e iminência da guerra entre 1939 e 1945, os modelos delicados demais não faziam o menor sentido, o que mais combinava com os acontecimentos eram sapatos mais pessados, assim o modelo se popularizou e ganhou muitas adeptas entre 1933 e 1934.
Releituras atuais pelas marcas Arezzo e Miu Miu.
Ferragamo, foi o responsável por criar inovações com matériais alternativos, em tempos difíceis o couro era escaço, então optava por cortiça, corda e madeira. O modismo caiu no gosto da elite Parisiense e Hollywoodana. 
Carmen Miranda com dois modelos destintos de plataforma.
Na década de 50, a chegada do new look (glamour, vestidos muito rodados, ostentação de pele e brilho e volta da feminilidade com as divas do cinema) acompanha a economia recuperada, e o fim da guerra. Assim o couro, e tecidos em geral são usados em abundância, deixando as plataformas alternativas um pouco de lado. Não totalmente, pois no final dos anos 50, Carmem Miranda faz o calçado renascer.
Modelos anos 70.
Em 1970, com a explosão do movimento hippie e discotecas, a inovação ficou por conta das cores,  texturas, brilho, patchwork, entre outros trabalhos diferenciados.
Madonna, a rainha do pop brilhou muito em meádos de 1980 com as suas.
A modelo Naomi Campbell e o modelo mais polêmico da história.
Um sapato mais que danado, derrubou até a top Naomi Campbell na passarela de Vivienne Westwood em 1994, quem lembra?
Atualmente, são ínumeros modelos e subdivisões, wedge (nova anabela), meia pata, são os exemplos mais comuns, no mercado, o que não falta é variedade de modelos!
Desfile Alessa - Fashion Rio, verão 2012.
A moda acompanha a história da sociedade, se modifica conforme o mundo muda. Não é apenas compras, seguir tendências, ou futilidade como os leigos no assunto assim denominam, moda é cultura!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...