24 de março de 2011

Photoshop, efeito ou defeito?

Quem pensa em Photoshop logo pensa em rejuvenescimento de fotos, montagens, correção de imperfeições, é dele que vamos falar hoje!
É possível fazer muito mais do que isso, ele é uma ferramenta poderosa, capaz de fazer maravilhas. Para mim e para muitos outros fotógrafos, o Photoshop já se tornou uma ferramenta de trabalho indispensável e dominá-la requer uma boa base de conhecimento e até mesmo alguns cursos específicos.
Mas até que ponto é interessante modificar uma foto através de um editor gráfico?

Acima, usei como exemplo a foto da Madonna. Temos que ter em mente o seguinte: ao folhear uma revista, dificilmente encontraremos fotografias que não tenham sido melhoradas durante sua edição. Esse é o padrão da mídia, não há muito o que se discutir a respeito. Quando esta edição passa dos limites e ao invés de dar um toque a mais na imagem e corrigir algumas imperfeições, transforma as pessoas em bonecos e totalmente irreais, ou mudam sem pudor os traços, é que mora o problema.
Por outro lado, na contra-mão disso tudo, a edição de abril da Elle francesa mostra oito estrelas européias clicadas por Peter Lindbergh, sem maquiagem e sem retoques digitais. Sinal de que, tal como existem entidades que protestam contra o padrão anoréxico na indústria da moda, um movimento similar se faz presente na mídia para contestar o uso desvairado do Photoshop.
Coloquei esta foto acima, feita por mim com edição e sem para vocês verem a foto inicial direto da câmera e a com a edição como complemento. Acredito que uma foto já é boa ou não no instante em que é concebida. É indiscutível que muitas vezes um retoque pode fazer toda a diferença em uma fotografia mas são retoques numa fotografia que já era interessante, não uma reconstrução total.
O que devemos ter em mente na hora de fotografar qualquer coisa é isso: que a imagem saia da câmera para o computador o "mais pronta" possível. Para mim, alguém que faz milagres com uma foto meia boca é um bom designer gráfico, não um bom fotógrafo, a edição faz parte do processo da fotografia, porém é preciso usa-la com cautela.


Para conhecer um pouco mais do meu trabalho com fotografia, acesse: http://www.flickr.com/photos/mi_svicero 
Curtiu? mande um e-mail para mi_sviceroo@hotmail.com e agende sua sessão fotográfica, diga que viu no blog e ganhe brindes especiais!

3 comentários:

Bruna Correa disse...

Meu Deus,tem certeza que isso aí é a Madonna??? =O

Amanda Lara disse...

Amanda Lara: Mi, seu Blog é demais, está de parabéns!!
Preciso de uma ajuda sua, o melhor tipo de vestido longo (caimento, cores, forma, tudo!), é urgente. Tenho uma festa e estou meio perdida com isso...
Agradeço desde já.

Teca disse...

Um retoque ou outro, eu não vejo problema... mas o da Madonna tá meio exagerado, né?
Ah... tô procurando uma colaboradora para o meu blog: http://vcmaisbonitasempre.blogspot.com/2011/03/em-busca-de-colaboradoras-para-o-blog.html
Bjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...