19 de dezembro de 2011

Estudando moda: Salto alto x sensualidade!

Oi queridas, tudo joia no final de semana? Hoje trago a vocês um pouco de fatos históricos que fazem uma relação entre o uso de salto alto e o sexy apparel feminino. Muitas mulheres costumam associar o uso de saltos altos a uma sensação de maior confiança e sensualidade. 
No início dos anos 1700, existia um quê de erotismo ligado ao à curvatura do pé dentro do sapato de salto. Consequentemente, muitas mulheres ligavam os seus pés para reduzir o seu tamanho - assim como o espartilho esculpia o corpo, salto alto esculpia o pé e para fazê-lo parecer mais aristocrático, refinado, e desejável - . Depois, a natureza sexual também foi notada pelos puritanos no Novo Mundo. A colónia de Massachusetts até aprovou uma lei que proibia as mulheres de usarem saltos altos para seduzir um homem ou se seriam julgadas como bruxas, pois os críticos o comparavam como um gancho invenenado para capturar os homens. 

A associação entre ambos também veio do fato das cortesãs japonesas, que usavam tamancos com quase trinta centímetros de altura e prostitutas na Roma antiga se distinguiam das outras mulheres calçando saltos altíssimos. 
Na moda pós-guerra em 1950, Christian Dior e o designer de sapatos Roger Vivier desenvolveram o sapato Luís - inspirado no rei Luis XIV - com um salto estreito chamado “Stiletto”, o salto exageradamente fino sugeria simbolismo fálico-eréctil e de maturação sexual. Na década de 60, o movimento feminista ganhou impulso e os stilettos saíram da moda com o grito: "Liberte o pé em cativeiro da mulher!" Para muitas feministas, os saltos altos eram criações masculinas para debilitar a mulher, ou pelo menos abrandá-la quando surgisse a necessidade de fugir à violência do homem.
Em meados de 1980, o movimento feminista perdeu sua força, agora as mulheres afirmaram que usavam saltos altos para si próprias e que o salto deu-lhes não só a altura, mas também poder e autoridade. 
Agora, em pleno século XXI, o salto alto é sinônimo de elegância, requinte e vangloriado pelas mulheres. É sim admirado pelos homens, mas só pelo fato de valorizar a silhueta feminina, não é considerado vulgar, muito menos ofensivo. Não podemos descartar a influência neste modo de pensar pela série Sex and the City e o filme O diabo veste Prada
Tudo isso não é atoa, quanto mais alto, mais os músculos da perna ficam contraídos, deixando as pernas mais torneadas e sexy aos olhos, além de dar um up na postura e deixar bum bum e seios mais empinados. Agora é só vestir o seu e arrasar por aí!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa que postagem inteligente, te admiro muito mi, vc nao sabe mas acompanho seus trabalhos e seu crescimento ja faz tempo, parabens!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...