6 de dezembro de 2011

Tendências do Inverno 2012 parte II - Androginia

Dando continuidade aos temas previstos para o inverno 2012, segundo ao senac fashion day, vamos para o segundo deles. Para ver o primeiro, clique aqui.
 
O ar unissex já está a algum tempo em voga na moda pena necessidade da mulher em se igualar ao homem socialmente e profissionalmente, deixando de ser apenas uma imagem decorativa ao lado dos seus respectivos maridos a tornando coadijuvante de sua própria história, com ou sem ele. Para facilitar o entendimento dessa histórinha, o tema foi dividido em pedacinhos para que facilitar a divisão e identificação das épocas e shapes por onde vamos caminhar hoje:
  
Alfaiataria: A alfaiataria não é apenas uma tendência passageira, mas sim um shape atemporal da moda. Não tem como falar em elegância sem citar o austero e glamuroso terno feminino, que desde que inventado por Chanel, não pararou de aparecer em nenhum instante, apenas foi sofrendo atualizações e adaptações. Seu uso no trabalho e em ocasiões formais é um clássico sinônimo de erro zero. Adaptações como fazer do blazer um vestido, calças mais curtas, brilho, ou look total white trazem ares de modernidade.
Uniformes: Menos usual, uniformes de marineiros, motoristas e garçons usados na integra é puro conceito. Para sair das passarelas e dar um toque streetwear, brinque com apenas uma peça, por exemplo os blazers de abotoamento duplo. Mescle com um vestidinho ou um jeans e pronto!
 
Anos 30/40 - Musas do cinema: O contexto social vivido da segunda guerra mundial refletiu totalmente no mundo da moda. Com os maridos na guerra, a mulher sai em busca de trabalho, com a escacez de tecidos e dinheiro, usa o antigo paletó do marido sem perder a feminilidade, arrematando-o com um cinto fino na cintura. O uso de calças também torna uma necessidade para que as damas da época pudessem se locomover de bicicleta. Para este inverno, um destaque especial para os tweeds com principe de gales, risca de giz e todas as outras estamparias da alfaiataria masculina. Reparem como os looks não deixam a feminilidade de lado!
 
Anos 50 - Teddy boy: Inspirado em um dos primeiros sub gêneros do rock, o rockabilly, - clique aqui para saber mais - essa vertente é um tanto quanto diverdida, lúdica e nerd. Dentre os itens indispensáveis estão as pregas, paletós acinturados, gravatas finas, oxfords, coletes e camisas. Na cartela de cor, o preto, branco e cinza sempre ganha toques de cores fortes como rosa, amarelo, azul e verde.
Anos 70 - Divas andróginas: Os anos 70, ficam invictos e sobrevivem a mais uma temporada. O fim das calças cropped - na altura da canela -, flare - cintura alta, afunilada na perna com boca larga - e palazzo - bem ampla, parece uma saia, mas na verdade é calça - estão longe de sairem de moda. Tanto conjuntinhos quanto o mix de estampas é válido.
Anos 80 - Power dressing: Os maxi paletós nunca esteve tão em alta quanto neste inverno. Compridos e com ombreiras para dar e vender, com ou sem uso de cores fortes. Na vida real, siga a lei do equilíbrio e deixe os exageiros para as passarelas, ir com calma é a melhor opção.
Anos 90 - Grunge: Impossível citar o grunge sem relacionar ao conforto. Inspirados em tempos de Nirvana - o rei do grunge -, looks unissex são conseguidos através de modelagens amplas, macacões de alfaiataria, paletós sem manga - excelente para o nosso país tropical - e conjuntos que lembram pijamas. Tudo para garantir um ar de desleixo, mas muito bem pensado. 
Inverno, pode vir, porque nós já estamos super antenadas!




Um breve aviso necessário: Copiar o conteúdo pensado e escrito por mim no seu blog, você irá deixa-lo(a) cada vez mais impessoal, indo em contra partida ao conceito dos blogs de levar um pouco da sua indentidade para o mundo. Diga não ao contrl c + contrl v, tenho certeza que você tem capacidade de escrever algo tão bom quanto, e o melhor, SEU. Pela ética na blogsfera!

6 comentários:

mariana disse...

acho bem bonito, é muito chique né? o que eu mais gosto são os oxfords..
bjs

Anônimo disse...

Androgênia é triste hein flor? Apesar de ter sido escrito errado,androginia mal chega a ser uma tendência considerando que já está rolando faz algumas temporadas. Vocês estão precisando de um curso sobre o que é tendência em Bauru...

Michelle Christine Svicero disse...

Eu também amo oxfords mariana!

Beijos

Michelle Christine Svicero disse...

"O ar unissex já está a algum tempo em voga na moda". Que está em alta na moda à algumas temporadas todos sabem, eu mesmo disse no começo da matéria, deveria ter lido com mais atenção, assim como rendas e outras coisas vieram à alguns anos e ainda estão por toda parte.

Em ser ou não ser uma tendência, é a sua palavra de uma pessoa na qual eu nem sei o nome, contra os pesquisadores de altíssima qualidade que viajam pelo mundo todo e são pagos para isso por uma instituição respeitada na moda onde até mesmo o ilustre Alexandre Herchcovitch já foi o coordenador. As informações procedem de um evento chamado Senac moda informação, o conteúdo dele se profere em cada cidade que tenha cursos de moda do senac, ocorre o Senac fashion day, para que isso tudo não fique somente na capital. O site de pesquisa - o mais respeitado na área - WGSN também apontou o tema como TENDÊNCIA. Estudo moda à 3 anos e conheço claramente o significado da palavra.
Tenho um enorme compromisso com minhas leitoras em passar um conteúdo seguro, confiável e de qualidade. Para escrever algo, tenha a certeza que sei do que estou falando, caso contrário não teria este espaço, seria totalmente desnecessário.

O único ponto citado por você que teve o final feliz, foi referente ao erro de português, na correria não reparei, tanto que a imagem está escrito da forma correta, obrigada pelo toque.

O motivo do meu esclarecimento não é responder alguém que se identifica como "Anônimo". Respondo apenas críticas construtivas, e essas com toda certeza quem as faz mostra a cara, pois não tem nada a esconder. Estou fazendo isso apenas para que as minhas leitoras - essas sim tenho o enorme prazer de responder - saibam que acessam um site de informações integras everdadeiras, nada aqui é feito com dúvidas.

Anônimo disse...

sim, é citado e aparece há várias temporadas porque as TENDÊNCIAS têm profundos fundamentos sociológicos e não mudam de uma hora pra outra. O que você está tentando expor no seu post são os tipos de vestimenta que são influenciados por uma das macro-tendências apresentadas pelos principais bureaus de estilo. Desculpe, mas continuo não vendo novidade nenhuma em tudo que você disse. Mas tudo bem. Sou anônimo mas vou respeitar sua posição e seu post. Sem dramas. Não é pessoal flor. Quer um assunto que pode ser babado pra se discutir? A cafonisse das mules voltam á moda ou vai ser coisa de fashion victim? Outra coisa boa é falar sobre a usabilidade das hotpants, já que os editoriais de biquini da bazaar e da joyce de janeiro vão estar cheios dessa referência retrô que mescla Elizabeth Taylor com Gaultier...

Michelle Christine Svicero disse...

Se você tem conhecimento que a moda é um reflexo sociologico, político, cultural e artístico, e que assim a moda não muda de uma hora para outra, então não vejo um motivo claro para o seu primeiro comentário, que mostra indignação com algo que já sabia. No mínimo contraditório. À postagens em que mostro moda de rua, ou o que eu estou usando mais, mas no caso dessa postagem em especial, não é algo variável, nem a minha opinião, é apenas o que foi levantado nos estudos recentes.

Mesmo sem que eu tenha te pedido, obrigada por querer contribuir com o conteúdo do blog sugerindo temas de discussão. Sobre hotpants já fiz uma matéria em outubro de 2010, ou seja à mais de um ano atrás e ainda estão super em alta e atuais. As coisas na moda não mudam do dia pra noite, estão mais rápidas sim do que antigamente onde já se passaram séculos usando a mesma coisa, depois décadas, mesmo assim ainda duram alguns anos, se agradar a massa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...