8 de fevereiro de 2012

Cabelo e pele: Como protege-los do cloro e manter a hidratação!

Hoje fui ao médico ortopedista e adivinhem o que ele me recomendou? Natação. Logo o esporte que eu tenho mais pavor, devido ao ressecamento do cabelo e da pele característicos da prática em virtude do cloro da piscina. Agora me deparo obrigada a literalmente mergulhar nessa prática. Pesquisei muito e aqui vai um guia feito por mim de como manter a pele e cabelos macios, seja pra você que vai curtir o verão eventualmente ou pratica natação como esporte:

- Selando os fios antes de entrar na água: Antes de entrar na água, aplique nos cabelos um selador, geralmente são em forma de spray, que contém silicone na composição e formam uma camada protetora nos fios.

- Touca de silicone evita que o cabelo molhe muito: Em caso da prática esportiva - e não apenas um final de semana no clube - o uso da touca de silicone é fundamental. Ela veda os cabelos e deixa a água entrar somente nas bordas, muito diferente da touca de tecido, que acaba deixando os fios encharcados. Deixa-la sempre seca, e colocar um pouquinho de talco por dentro, evita que ela saia da cabeça com facilidade.

- Enxaguar muito, mais muito bem a pele e o cabelo: Com água fria ou morna depois que sair da piscina, deixar a água cair um pouco para retirar o máximo dos resíduos químicos é essencial. Dê preferência a xampus e condicionadores a base de cerâmidas.
- Xampu anti-resíduos de vez enquando: pelo menos 1 vez por mês é necessário para retirar o cloro que restar e inevitavelmente penetrar nas madeixas. Já a hidratação potente, tem que ser feita uma vez por semana, no mínimo.

- Para a pele, sabonetes líquidos são menos agressivos e mais hidratantes: Quero testar o novo Dove cream oil shower, que promete ser 10x mais hidratante do que sabonetes em barra comum.

- Muito creme hidratante e óleos para a pele: deve ser aplicado depois do banho e antes de dormir, além de óleos como o de amêndoas e de rosa mosqueta para devolver a pele a elastícidade e brilho natural.

- Esfoliando o corpo: A cada quinze dias, é importante também, fazer uma esfoliação na pele do corpo todo, postarei em breve, receitinhas de esfoliantes caseiros ótimos.

De todos os males, o menor. A prática regular da natação movimenta a musculatura do corpo todo de forma eficaz e sem impacto, fortalece e modela o corpitcho e faz um bem enorme para a coluna, os pulmões e coração. Diminui muito os níveis de stress além de ser uma prática prazerosa e refrescante - ainda mais em dias tão quentes como o de hoje -. O cabelo e a pele, podem se manter em dia com um pouco mais de cuidado, dedicação, tempo e inevitavelmente, dinheiro. Mas a saúde não, essa não se compra nas lojas de cosméticos. Cuidados extras now, ou pena de morte para cabelos e pele!

6 comentários:

Anônimo disse...

Mi, o óleo de rosa mosqueta funcionou para as estrias? Você sabe alguma loja online que venda? Kss

Michelle Christine Svicero disse...

Olha, melhora muito, além de previnir para que novas apareçam.. Não sei nenhuma loja virtual não, eu compro em uma farmácia de coisas naturais.. Já vi em loja de cosmético também, não é dificil de achar! Bjxx

Anônimo disse...

Obrigada, você é uma fofa *-*

Bela disse...

Oi, Michelle. Tudo bem?
De fato causa certa aflição pensar em todos os desconfortos que podemos enfrentar ao nadar numa piscina. Porém o ressecamento da pele e dos cabelos, irritação dos olhos, agravamento de problemas alérgicos e respiratórios etc, não são provocados pelo cloro, mas sim pelas cloraminas.
Então, para evitar que isso aconteça, precisamos eliminá-las da água. Falei sobre esse assunto em meu blog: http://migre.me/7RvhI

E sempre abordo questões relacionadas à piscina e os possíveis tratamentos.

Boa sorte com a natação! ;)

Beijos,
Bela.

Michelle Christine Svicero disse...

Oi Bela! Sempre imaginei que o grande vilão que causava todo esse problema com o ressecamento era o cloro, foi o que várias pessoas me falaram também. É legal saber disso, com certeza vou conhecer o seu espaço! Obrigada pela soma de conhecimentos, muito obrigada, até breve!

Bjxx

Jose disse...

Você pode dominuir os efeitos do cloro para os cabelos e pele, instalando uma ducha com filtro. Ela remove cloro, metais pesados e micro organismos encontrados na água.

http://globallinktrade.com/produtos/destaques/ducha-de-mao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...