2 de abril de 2012

Estudando moda: A curva da indústria fashion!

O assunto inicial desta postagem era falar de uma tendência que com certeza vai causar um estranhamento em vocês, então decidi deixar para amanhã e prepará-las previamente. Acho importante expor algo que aprendi nas aulas da faculdade para facilitar a compreensão de como funciona a indústria da moda, este é o meu mundo e como vocês fazem parte dele, quero dividir!
Toda vez que surge uma tendência diferente do usual da época, o normal é falarmos: Credo! Jamais vou usar isso. Daí, passado alguns meses, lá estamos nós, comprando, usando e achando maravilhoso. Isso não acontece só você ou comigo, mas sim com todo mundo, é o senso de esquisitice: quando aparece algo que não estamos acostumadas, a primeira reação é achar estranho, depois que todo mundo começa a usar e aquilo se torna “normal”, mudamos de opinião. Não precisa ir muito longe, lembram das clogs?



Resumidamente vou explicar por que disso. É o que chamamos de curva da moda, observe a imagem à cima - não ficou tão bonito, me desculpem -:
Início: A tendência é lançada através dos desfiles de grandes grifes internacionais, as peças são muito caras e usadas por um grupo seleto de pessoas: geralmente fashionistas, celebridades e pessoas de alto poder aquisitivo, nesta fase, nós pobres mortais ainda estamos um pouco longe de ter acesso a isso, e é justamente neste ponto que achamos tudo muito esquisito, ao visualizar em blogs e desfiles.
Popularidade: O ponto alto da curva é aquele momento em que todo mundo quer muito ter determinada peça, as fast fashion e demais lojas - como as do Brás, por exemplo - fazem cópias mais acessíveis do que foi mostrado lá fora em grande quantidade. Conseqüentemente, todos começam a usar.
Queda: E o terceiro e último estágio, é quando a tendência se dissemina de tal forma, que as pessoas em geral se cansam, param de comprar e ocorrem as liquidações para que novas coisas apareçam e o processo recomece.  


Ficou fácil de entender? Tenho certeza que muitas de vocês já se pegaram dando ouvidos ao senso da esquesitice, assim como eu. Entretanto, já faz algum tempo que tenho me libertado dele. Então, abaixo ao preconceito fashion now! O grande barato é se antecipar, a moda está em constante mudança, e isso a torna fascinante!

7 comentários:

Anônimo disse...

oi, sou estudante de moda e amo quando vc posta essas coisas mais especificas que ajudam muito. Parabéns, o blog está cada vez melhor, muito bom! Beijo

Anônimo disse...

Incrívelllllllllllll

jessica disse...

eu não sou desse meio da moda, quero ser dentista e mesmo assim entendi a postagem, muito bom pra agente que é consumidora enteder um pouco, conhecimento nunca é d+!!

Michelle Christine Svicero disse...

Bom saber meninas, farei mais postagens assim! Voltem sempre, bjxx

Unknown disse...

Imagine o aque farei?
Utilizarei seu post como Quizz para a aula dos calouros!!!

André Luiz (calouro) disse...

gostei Mi!! muito claro, direto e fácil de entender ;D

Unknown disse...

oi gostaria de saber qual livro explica melhor sobre a curva da moda?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...