23 de julho de 2010

Receitinhas da vovó pra ficar linda, mito ou verdade?


Na corrida contra o tempo e em favor da beleza eterna, as mulheres podem cometer erros irreparáveis: principalmente quando decidem fazer uso das receitas caseiras e fórmulas mágicas. Será que as rodelas de pepino nos olhos realmente ajudam a combater as olheiras? E a aveia: deixa a pele do rosto mais firme, jovem e hidratada? Pior ainda, quais são os riscos de passar limão com aveia no rosto? Desvendamos os principais mitos da beleza feito em casa:

OLHOS



Colher gelada, funciona?

Verdade ou mentira? Verdade! Dizem que se ao acordar a mulher pressionar uma colher na região dos olhos, ela vai diminuir dramaticamente as suas olheiras. O choque térmico causado pelo frio do metal contra o calor do corpo tem um efeito vasoconstritor, mas o melhor nesse caso é utilizar compressas esterilizadas geladas e chás terapêuticos (camomila ou hortelã são ótimas opções) em vez de utensílios de metal. As compressas são livres de bactérias e os chás, como são fervidos antes de resfriarem, também são inócuos. Para minimizar as olheiras sem contrair alguma infecção (lembre-se que os olhos são regiões muito sensíveis), prefira as infusões geladas


Rodelas de pepino
Verdade ou mentira? Quase mentira! Esse vegetal de fato possui algumas substâncias que podem ajudar no combate e prevenção das olheiras, mas os efeitos são fracos e demorados. A concentração de calmantes e vasoconstritores no pepino é muito baixa, prefira a opção acima porque o pepino é composto de 90% de água, e seus outros 10% são os mais valiosos: o pepino possui vitamina C e ácido fólico (folato) e por isso funciona como regenerador celular, mas em sua ação externa (no olho por exemplo) o efeito é quase nulo; e se não bastasse ainda tem um enorme poder na hora da cicatrização.


Pomadas de assaduras
Verdade ou mentira? Mentira! E muito perigosa! Jamais aplique qualquer substância em seus olhos que não seja recomendada para a área. Os danos podem ser irreversíveis e levar inclusive a cegueira.


DICA DE ALIMENTAÇÃO: Para prevenir olheiras nada melhor que manter uma alimentação saudável e com certos vegetais inseridos em suas refeições diariamente. O Brócolis é chamado de alimento funcional e contém bioflavonóides e outros antioxidantes que impedem as células de crescer de forma desorganizada, prevenindo tumores e o envelhecimento precoce. Esse alimento é altamente indicado quando a pessoa esta cansada e quer perder aquela expressão abatida, por isso comer 1 xícara  (155 g), diariamente é o indicado.






CABELOS


1, 2, 3... 100 escovadas diárias funcionam?
Verdade ou mentira? Mentira! O nosso cabelo já nasce com forma, cor e volume irreversíveis: nenhum tipo de interferência externa vai ser capaz de alterar a natureza dos seus fios capilares. A dica é assumir a sua beleza do jeito que ela for: encaracolada, lisa, volumosa ou não. Você não precisa ter o cabelo escorrido para fazer sucesso, nem andar com o penteado do momento. Mesmo assim, se estiver descontente com as madeixas, saiba que vai ser escrava da chapinha, do escovão ou do secador para o resto da vida.


Hmmm... gelatina sem sabor
Verdade ou mentira? Verdade! Pode parecer inusitado, mas a gelatina incolor e insípida (sem sabor) é altamente rica em queratina, sendo assim indicada para mulheres com histórico de químicas (tinturas e tratamentos agressivos), ou que possuem cabelos opacos e quebradiços. Faça a hidratação semanal com uma máscara de sua preferência e adicione um pacote de gelatina em pó na composição. O resultado vai ser surpreendente!


Abacate é uma bênção
Verdade ou mentira? Verdade! - O abacate é um aliado mais que especial para os cabelos, então não esqueça de usar essa fruta a seu favor, ainda mais se você possuir cabelos secos e quebradiços. Basta amassar meio abacate e colocar duas colheres de mel e aplicar nos cabelos limpos e úmidos por 30 minutos. Esse é o tempo ideal para que o abacate faça efeito. Lave e enxugue para ver os resultados.


DICA DE ALIMENTAÇÃO: Se você quer ter o cabelo forte e saudável só mantendo a alimentação em dia, insira no seu cardápio as hortaliças: couve e espinafre. Se você não quer comer as folhinhas cruas, uma boa idéia é bater ambas com laranja. O melhor? A laranja tem vitamina C + o ferro da couve e do espinafre é ideal para o fortalecimento capilar. Além disso, abuse de cenouras, ovos, cereais e carnes; e evite a qualquer custo alimentos artificiais, refinados e enlatados. Beber bastante água e comer frutas variadas também é importante!






ROSTO


Lavar o rosto com água de arroz ajuda a evitar e diminui espinhas... Não acredite nisso e não deixe de usar seus cremes para estes problemas. O que a água de arroz pode fazer para você é deixar sua pele menos oleosa e nada mais. Isso acontece porque essa 'água' possui ácido fitico e é ótima para retirar os excessos da pele, neste caso a oleosidade que teima em permanecer mesmo depois das lavagens mais profundas da pele.


Aveia com limão elimina as manchas da pele do rosto? Tome muito cuidado ao utilizar o limão em qualquer atitude, afinal todos sabem que a fruta pode causar queimaduras e imagine você sair por ai usando essa mistura e ter seu rosto totalmente queimado? Isso acontece porque o limão possui psoraleno - uma substância que facilita queimaduras quando a pele fica exposta ao sol e com isso os poros se dilatam. Absorvendo essa substância temos a fitofotodermatose, uma dermatite que causa a inflamação, a pele escurece podendo ficar avermelhada e promover uma coceira e até manchas. Já a aveia possui propriedades emolientes, energéticas, nutritivas e hidratantes que se tornaram indispensável para os tratamentos de pele, trazendo para os dias de hoje um efeito branqueador pra lá de desejado - mas só a aveia, sem o limão.


Máscara de abacate no rosto funciona? Sim! A mascara é indicada para quem possui a pele cansada, fuma, tem envelhecimento precoce e alergia ao sol. Fracas desse jeito só mesmo fazendo uma máscara de abacate uma vez por semana para fortalecer o que o tempo esta mudando. Mas porque essa fruta é tão poderosa? O abacate é rico em ácido linoléico, vitaminas C e A, vitaminas do complexo B e aminoácidos - um verdadeiro milagre!


Esfoliação com mel + açúcar dá certo? Sim! Para fazer o esfoliante misture uma colher de sopa de açúcar cristal com uma de mel e em seguida passe no rosto com movimentos circulares leves e retire com em abundância. O bom é que esse esfoliante é ideal para peles com muitos cravos, mas não é recomendável para as sensíveis, pois pode ocasionar vermelhidão instantânea. O bom disso tudo é que o mel é um cicatrizante + calmante natural, por isso se adicionarmos o açúcar cristal teremos uma espécie de 'areia', só assim será possível remover as células mortas de sua pele.

2 comentários:

Juliana disse...

Nossaaaaaa era tudo oqe eu precisava vou fazer isso agora mesmo! espero que funcione , de mais dicas assim adoro seu blog

kety disse...

Oi amei as dicas , espero q poste mais , alias seu blog é otimo .
Beiiijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...